quinta-feira, 10 de março de 2016

Resenhas livros: Escola Noturna




As aparências enganam e essa saga realmente me surpreendeu. 
“Quando todos estão mentindo em quem você confia?”


NIGHT SCHOOL

Título: Night School
Título Brasil: Escola Noturna
Autor: C. J. Daugherty
Editora Brasileira: Suma Letras
Lançamento: 2012
Lançamento Brasil: 2014
Págs..: 336
Gênero: Fantasia, ficção, romance, jovem adulto
Sinopse: "Quando todos estão mentindo, em quem você confia? Quando a adolescente problemática Allie Sheridan vai presa de novo, seus pais decidem que já estão fartos. Assim, ela é despachada para a Academia Cimmeria, um colégio interno bem distante dos seus amigos londrinos. A academia é uma bela construção, cheia de adolescentes lindos e milionários do tipo que viaja de jatinho, foi criado pela babá e só faz compras nos endereços mais exclusivos.
 Em Escola Noturna, primeiro volume de uma trilogia, Allie faz novas amizades e conhece Carter, um rapaz solitário com quem ela sente uma conexão imediata.

 Só que seus colegas, e talvez até alguns dos professores, estão protegendo um segredo sombrio. Quando o perigo começa a rondar os muros da escola e a violência se torna realidade, Allie terá que decidir em quem confiar, se quiser descobrir o que está acontecendo."

“Isso é ridículo – disse Rachel um dia, quando um calouro impressionado insistiu em levar uma xícara de chá com biscoitos para Allie na sala comunal depois de ouvi-la reclamar que estava com fome. – Vai acabar subindo à cabeça. 
- Ou à bunda, que é o mais provável. – disse Allie enquanto mastigava.”


Título: Night School: Legacy
Título Brasil: Escola Noturna: O legado
Autor: C. J. Daugherty
Editora Brasileira: Suma Letras
Lançamento: 2013
Lançamento Brasil: 2015
Págs.: 296
Gênero: Fantasia, ficção, romance, jovem adulto
Sinopse: "No último ano, Allie Sheridan viu sua família se dissolver e foi presa três vezes. Ir para um colégio interno parecia um pesadelo, mas a Academia Cimmeria acabou se tornando um lar. No entanto, os salões da escola eram mais perigosos do que Allie poderia imaginar.

 Um grupo misterioso está disposto a destruir a Escola Noturna. Agora, os estudantes correm perigos que ainda não compreendem. E, para piorar, a família de Allie — especialmente sua poderosa avó e seu irmão desaparecido — está bem no meio de tudo isso. "

"- Continue respirando, Allie.
Tentando não chorar. ela assentiu. Ele saiu andando e Allie contou seus passos. Quando ele já tinha ido embora, ela sussurrou:

- Sempre."


Título: Night School: Fracture
Título Brasil: -
Autor: C. J. Daugherty
Editora Brasileira: Suma Letras
Lançamento: 2013
Lançamento Brasil: -
Págs.: 384
Gênero: Fantasia, ficção, romance, jovem adulto
Sinopse: "Cimmeria has been more than a school for Allie, it's been a safe haven. But no longer.

  A nefarious group - one that is tied up with Allie's family in ways she could barely imagine - is trying to destroy everything Cimmeria stands for.

  Even worse, it's clear that somebody they eat with, sleep with, train with is betraying them. There's a spy in Night School. As the paranoia grows and the fights begin, it's not an attack from outside they need to worry about..."




Título: Night School: Resistance
Título Brasil: -
Autor: C. J. Daugherty
Editora Brasileira: Suma Letras
Lançamento: 2014
Lançamento Brasil: -
Págs.: 400
Gênero: Fantasia, ficção, romance, jovem adulto
Sinopse: "After months on the run, Allie returns to Cimmeria Academy to find the school in turmoil. The atmosphere is thick with danger. Overshadowing it all is Nathaniel. He is close – very close – to getting everything he wants.


 A secret civil war is tearing the British political elite apart. And Allie’s family is in the thick of it. Both sides want her. She knows Nathaniel will take her by any means necessary. But she is determined to fight him to the end.

 Her friends are ready to stand by her – even to die for her. But if anything happens to them she won’t be able to live with herself.

 The fightback starts here. Everything is at stake now. The winner takes all…
 Don’t miss Resistance, the thrilling fourth book in the international bestselling Night School series."


Título: Night School: Endgame

Título Brasil: -
Autor: C. J. Daugherty
Editora Brasileira: Suma Letras
Lançamento: 2015
Lançamento Brasil: -
Págs.: 384
Gênero: Fantasia, ficção, romance, jovem adulto
Sinopse: "The spy is gone but the cost has been high - the rebels at Cimmeria Academy have lost their leader and Carter West is missing. Nathaniel can taste victory. But Allie and the other survivors aren't done yet. First they have to get Carter back. Then they plan to make Nathaniel pay."






 "E confiei nos meus instintos. Sempre uma coisa idiota a fazer."


Sobre a história: Após a problemática Allie ser mandada contra sua vontade pelos seus pais para uma escola chamada Cimmeria, sua vida muda e muitas mentiras enterradas no passado começam a espreitar. Sem saber ao certo em quem confiar, Allie fica divida entre segredos.
  Na escola, Allie se sente deslocada por todos em sua volta serem herdeiros de fortunas. Sem tecnologia ou qualquer outra forma de comunicar com seus amigos de Londres, a menina se vê obrigada a se acostumar com seu novo lar, se é que ela poderia chamar de lar.
 Allie então conhece Sylvain, um eterno príncipe aos olhos de todas as meninas do colégio. E Carter, o menino encrenqueiro que fica na sua sem querer chamar muita atenção, mas que não carrega uma boa reputação. Então a menina se vê dividida entre sua atração por Sylvain e ódio por Carter.
  Mas apesar dos seus problemas, Allie descobre que a escola guarda muitos segredos como a Escola noturna, que parece funcionar apensar nos períodos da noite com certa quantidade de alunos. E que além de tudo a escola parece ter um inimigo que põe em risco a vida de todos, até ele conseguir o que deseja. E no meio desse caos, o que sua família tinha haver com tudo o que estava acontecendo. E seu irmão, será ter sido esse o motivo de ele ter sumido de sua vida? De seus pais sempre parecem ficar tão estranhos em relação sua família, seu legado?

Os personagens:
Allie é uma personagem que me mostrou ser forte e ter uma personalidade forte também, eu gostei dela apesar de alguns dilemas que me deixaram um pouco frustrada, mas que talvez fosse bom para trama ficar mais interessante.
 Sylvain, não sei explicar direito, mas eu não fui com a cara dele desde quando ele apareceu à primeira vez. Mentira, eu gostava até que um pouquinho dele no começo. Mas depois eu peguei um ódio mortal dele, e fiquei com mais raiva da Allie quando ela o perdoou. Na verdade o problema nem foi perdoar, mas não vou dar spoilers. Por mais que ele tenha sido fofo no começo e todo meigo, não dá, ele não me desce de jeito nenhum.
 Carter, meu deus! Desenvolvi um amor platônico por ele desde o primeiro momento que ele apareceu. Todo misterioso e encrenqueiro, sempre discutindo com a Allie. Por mais que fosse desse jeito, era uma maneira dele afastar as pessoas para que elas não soubessem da sua vida, sua família. Como uma proteção. Talvez muitas pessoas usem esse método hoje, é uma forma de você proteger suas franquezas. Isso mostra que nem a pessoa mais durona, não tenha medo que derrubam suas barreiras. E acho que o Carter se enquadra completamente nisso. Mas eu não gostei do rumo dele no segundo livro. Ele e Allie passaram tantas coisas no primeiro livro para que no segundo tudo acabasse tão rápido, a ligação deles simplesmente sumiu e isso me decepcionou muito. Tentei não dar spoilers, mas foi mais forte que eu.

Autor, escrita, capa...: Eu achei as duas capas brasileiras perfeitas. Com cores vibrante tentando retratar o cenário da história que ocorre em cada livro. As capas originais também são bonitas, e ajuda a ter uma idéia melhor de como seria a aparência de Allie.
 A autora tem uma forma de escrever informal, mas que às vezes se perde um pouco e faz você ficar meio confuso. Ela muitas vezes enrola demais em algumas coisas que para mim não são necessárias, mas que não deixa que a história caia no tédio completo. E a melhor parte é que ela deixa a trama cheia de mistérios.

Opinião: Escola noturna não é um livro com tanta ação, pelo menos não o primeiro. Mas é um livro simplesmente surpreendente. Eu tenho essa mania de não ler as sinopses dos livros ou não buscar saber sobre o que se trata. Então minha primeira impressão quando olhei esse livro era de que se tratava de algo relacionado há vampiros e essas coisas. Mas veja bem, tomei um tiro no pé! A história não tem nada relacionado ao sobrenatural, nem chega perto e pra mim foi uma das melhores surpresas. Ele me consumiu desde o primeiro livro até o segundo, estou super ansiosa pelas continuações, sem falar que você não consegue ter um pingo de noção pra que lado a história vai caminhar no livro seguinte.
  Ele me puxou de tal forma para a vida de Allie que provavelmente eu estava mais curiosa do que ela para descobrir todos os segredos que estão em sua volta. E uma dica, não se apegue a nenhum personagem, as aparências enganam meus queridos, como enganam! E sim, com relação a casais nessa história eu fiquei super frustrada. Mas eu acho que foi uma tática para que o leitor talvez não se acomode com os personagens e suas histórias, para sempre te surpreender. E põe surpresa nisso. 



"Ajeitando as pretas no seu lado, entregou a Allie o cavalo branco.
Allie o ergueu e emitiu um som de relincho. Jo lhe lançou um olhar minguante.
- Pônei - Allie disse fracamente.
-Sério, Allie. Então você odeia jogos de tabuleiro. Tá bom. Xadrez não é um jogo de tabuleiro. Xadrez na verdade só é mais ou menos um jogo, porque na verdade é guerra.
Quando Allie fez uma careta, Jo acrescentou firmemente:
-Portanto xadrez é emocionante - afirmou, apontando em seguida para a peça que Allie ainda estava segurando - Isso não é um pônei. É um cavalo que mata - Indicando um quadrado, falou: - Põe aqui.
Tentando parecer séria, Allie colocou o cavalo onde Jo mandou, mas, lançando um olhar de rebeldia para a amiga, murmurou baixinho:
- Cavalinho bonzinho."














Nenhum comentário:

Postar um comentário