segunda-feira, 2 de maio de 2016

Resenha livros: Almakia - A Vilashe e os Dragões 01


Com certeza entrou na minha lista de sagas preferidas, com pelo menos no 3° lugar.

" - Não vai fugir dessa vez! Não se esqueça do seu juramento! Sou seu mentor e você deve me obedecer!
Não bastava o fato de ela ter perdido toda noção do perigo e socado o nariz dele; não bastava o fato dela quase ter se afogado na sua ridícula tentativa de fuga; e não fora o bastante ela ter sido salva justamente por ele. Agora o Dragão de Fogo precisava persegui-la para simplesmente martelar toda essas informações na sua cabeça.
- Jurei obedecer meu mentor em uma Incumbência! - Ela fungou, para poder conseguir continuar. - Isso não é uma Incumbêmcia!

- Então fuja! - disse ele. - A mombélula esta logo ali fora, esperando por mais algumas manobras descontroladas!"
- Almakia, a vilashi e os dragões.

ALMAKIA


Título: Almakia - A vilashe e os dragões
Autor: Lhaisa Andria
Editora Brasileira: MODO
Lançamento: 2012
Págs.: 364
Gênero: Fantasia, Aventura, Ficção, Romance, Literatura Brasileira.
Sinopse: "Em um mundo onde existem pessoas com capacidades extraordinárias, vivendo em uma sociedade abastada e preconceituosa, desde pequena Garo-lin foi uma garota deslocada: uma vilashi frequentando o exclusivo Instituto de Almaki Dul’Maojin.
Mesmo sendo tratada como uma simples e inevitável pedra no caminho dos orgulhosos almakins, engole todo o seu senso de justiça e tem por único objetivo terminar sua educação e voltar à sua vila. Porém, devido a um incidente ela se vê presa pelas circunstâncias, e dali em diante, todo o seu destino está nas mãos dos temidos Dragões de Almakia."





" - Acha que ela vai conseguir? - o Dragão de Vento perguntou para Gillion e Gran'Otto, enquanto os três espiavam o que acontecia lá fora de uma das janelas da casa principal.
- Hum... - a garota pensou. - Acho que eu ficaria mais preocupada com o Vinshu e a Kodorin. Ele não tem muita paciência e ela não tem muita facilidade em se expressar. - ela riu com algo. - Imagina ele falando com palavras difíceis e ela tentando acompanhar o pensamento dele?! Já aqueles dois, - ela indicou Dul'Maojin e Garo-lin na beira do lago. - Rosnam da mesma forma... O que acha Nu'lian?
O Dragão Real apenas sorriu para ela. "
- Almakia, a vilashi e os dragões.

O livro:
O livro como o nome mesmo diz, se passa em Almakia, um local dominado por pessoas que possuem Almaki, e há também locais ao redor do domínio que são povoados por pessoas que não possuem Almaki, os vilashi, que são controlados pelas famílias Almaki. Aos seus 12 anos a pessoa que consegue manejar vai para o Instituto Dul’Maojin, na capital do fogo, para aprender todos os princípios e como controlar o Almaki. São sete elementos: Fogo, água, metal, ar, raio, natureza e luz. E as grandes famílias de cada elemento carregam um segredo, que é passado de geração para geração.  E assim temos os Dragões, aqueles que um dia ditaram o futuro de Almakia e tem poderes de primeira ordem, os únicos dentro do Instituto com esse potencial. Mas no meio de tudo isso, Garo-lin, uma vilashi nasce com um desses poderes. Uma vilashi dominadora de fogo.  Apesar de ter o poder de fogo, Garo-lin nunca foi muito bem aceita dentro do Instituto. E desde que entrou, ela tentava passar despercebida pelos outros alunos do Instituto. Até que entra Kidari, uma Kodorin que como Garo-lin não é muito bem aceita no lugar.
Com o intuito de ajudar a estrangeira a se adaptar, Garo-lin tenta explicar detalhadamente para Kidari como funciona o lugar, o que ela deve e não deve fazer e como é composta a tabela de hierarquia do lugar. Tendo como divisão 1° ordem (Com títulos de Dragões, com nível de poder mais forte até que os mestres do lugar), 2° ordem (o básico, que compõe basicamente toda a população de almkia, como os alunos) e por fim 3° ordem (o mais baixo, que é composta por Garo-lin, por ser considerada inferior ao resto).
Garo-lin tenta manter Kidari afastada dos Dragões, mas um incidente com seu gato faz com que o senso de justiça da vilashi fale mais alto e então garo-lin se vê sendo o novo alvo dos Dragões após enfrentar o Dragão de Fogo na frente de todos. Para se vingar da petulância da vilashe, Krission vê uma oportunidade de poder humilhar a menina através das Incumbências, onde ele se torna mentor dela e ela passa a ter que obedecer todas as suas ordens. E Kidari é arrastada junto tendo como mentor o Dragão de raio. E assim começa a história de Garo-lin que passa a ter uma nova visão das coisas e aprender mais sobre as pessoas ao seu redor e seu almaki.
Os nomeados Dragões são, Krission Dul’Maojin, líder dos Dragões e futuro de Almakia, sendo herdeira da maior família de todo o lugar. Ele é um manejador de fogo, com um temperamento difícil, arrogante e teimoso, mas que tem no fundo um coração bom e que aprende com o passar do livro a se importar mais com as pessoas. Vinshu Zawhart é o Dragão de Raio, um pouco arrogante e sem paciência, e o mais inteligente dentre os cincos. E sempre na ausência de Kris, assume o lugar de líder por ser parte da segunda família mais importante. Nu’lian Gillion, o Dragão de Água e também conhecido como Dragão Real é sereno e calmo, por carregar um grande fardo e ser o último herdeiro restante da sua família, não consegue se soltar ou sorrir pelas preocupações que carrega, e foi um dos primeiros Dragões a conversar com a Garo-lin se a tratar como uma pessoa inferior, e sim para ajudá-la. Sumerin Gran’Otto, a Dragão de Metal e única menina entre os cincos dragões. Tem uma personalidade de menina mimada, mas que tenta ajudar os outros e não tem drama quando o assunto é utilizar seu almaki e construir as coisas. Muito ligada a Nu’lian e sempre o protegendo. Benar Stairul, Dragão de vento, cresceu longe da sociedade Almaki. Alegre mas como os outros carrega uma postura arrogante perante seu título como Dragão.

" - Almaki... é... uma... capa... capaci... da... de
Faltava pouco para o Dragão de Raio começar a bater a cabeça contra a mesa. Ficara aquele dia inteiro tentando ensinar os conceitos básicos sobre almaki para a estrangeira, mas o máximo que conseguiram foi com que ela lesse, com muito esforço, meia página do livro do primeiro ano do Instituto.
- Capacidaaaa... De! - ela conseguiu terminar de ler a palavra e olhou para ele sorrindo contente.
- Nem o Kris lê tão mal assim. - ele lamentou, enterrando o rosto nas mãos. "
- Almakia, a vilashi e os dragões.

Opinião:
Eu sinceramente não sabia o que esperar desse livro e muito menos o que poderia acontecer, e digo que superou todas as minhas expectativas. Isso que acontece quando a pessoa não lê a sinopse e nem buscar saber mais.
O começo do livro eu achei um pouco cansativo, por toda aquela explicação de como funcionava a história de Almakia, mas depois eu vi o quanto foi de extrema importância aquele começo para entender a história. Logo em seguida vem um pequeno texto sobre como a família de Garo-lin descobre que ela tem Almaki de fogo, saúde Garo-lin. Hahahah. Piadas a parte, eu me peguei tão viciada nesse livro, com aquela necessidade de sempre estar querendo mais e mais. Muitos personagens me surpreendendo, fazendo com que eu tirasse uma conclusão deles e depois no final do livro já ter uma totalmente ao contrário, pois é as aparências enganam. Os Dragões, por exemplo, eu não me via conseguindo gostar deles, ainda mais com toda a arrogância e como eles tratavam as pessoas a sua volta, fazendo pouco caso delas. Mas depois que eu descobri mais sobre eles, eu fiquei simplesmente encantada com cada um de uma forma diferente.
Minha surpresa foi maior ainda depois, quando eu descobri que a autora era brasileira. É uma satisfação e um orgulho muito grande saber que uma história tão magnífica foi criada por uma pessoa daqui do Brasil, não estou superestimando, mas é sempre uma surpresa quando essas coisas acontecem.

Se vocês tiverem uma oportunidade de poder ler o livro, leiam. É uma história sensacional e envolvente.  

" - Ei, vilashi inútil! Desde quando derruba paredes com espirros?
Garo-lin lhe lançou um olhar carregado, achando que aquele sim seria o momento apropriado para um espirro. (...)"
- Almakia, a vilashi e os dragões.

Ps: Uma coisa que eu achei super interessante quando eu entrei no site da Almakia em buscar de mais informações, é que a autora postou uma foto com a suposta aparência dos Dragões. Vou colocá-la aqui em baixo para vocês conferirem. 

Em ordem da esquerda para a direita temos, Sumerin Gran'Otto (Dragão de Metal), Nu'lian Gillion (Dragão de Água ou Dragão Real), Krission Dul'Maojin (Dragão de Fogo), Vinshu Zawhart (Dragrão de Raio) e Benar Stairul (Dragão de Vento).

" - Está tudo bem, Garo-lin?
Mas antes que ela pudesse responder braços agarraram seu pescoço e a puxaram para trás, comprimindo-a de encontro a alguém e escondendo parcialmente seu rosto em um abraço estranho. Então, a voz do Dragão de Fogo soou bem perto da sua orelha, sibilando em tom de ameaça.
- Garo-lin é minha, vilashi. Que fique bem claro!"

- Almakia, a vilashi e os dragões.

Obrigada Lhaisa Andria por ter criado uma história tão fantástica como essa e por fazer com que eu tenha me viciado completamente. 

2 comentários:

  1. De nada!
    Espero que os próximos livros não desapontem o/

    Obrigada pela resenha surpresa xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OMG \O/. Com certeza não vão desapontar. Estou super ansiosa. De nada <3

      Excluir