segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Uma volta pelo mundo: América do Norte - Groenlândia








Hoje vamos conhecer um pouco sobre a Groenlândia, a maior ilha do mundo e que fica localizado na costa nordeste da América do Norte.













Língua Oficial: Gronelandês (Kalaallisut)
Língua não-oficial: Dinamarquês
Capital: Nuuk
Clima: Polar, Ártico
Governo: Democracia parlamentar integrada numa monarquia constitucional.





Os outros territórios perto da Groenlândia são a nordeste o arquipélado de Esvalbarda, a leste a ilha de Jan Mayen, os dois sendo de domínio da Noruega; a sudeste a Islândia e a oeste a ilha de Devon e a ilha de Baffin.
  • Ela foi descoberta por um navegador norueguês no ano de 982. E começou a ser colonizada pelos Dinamarqueses somente na segunda década do século XVIII.
  • Nos tempos Pré-históricos a Groenlândia foi à base de uma quantidade de culturas paleoesquimós.

- Foram povos que vieram da Sibéria cerca de 5.000 anos atrás. Esses povos tinham um conjunto de culturas nomeadas Dorset, que de acordo com as evidências de arqueólogos, onde suas crenças, hábitos e formas de sobreviver no meio gelado se diferenciavam dos Inuit (Chegaram a aproximadamente 1.000 atrás vindos da Sibéria), os Neoesquimós.

  • Perto da ponta sudoeste da ilha sobre os fiordes, a partir de 984 d. C, os noruegueses que vieram para colonizar a ilha se instalaram. Mas eles começaram a desaparecer no século 15, após séculos em que prosperaram.

 Obs: Fiorde é uma grande entrada para o mar que fica entre altas montanhas rochosas.

  • A Groenlândia, em 1261, tornou-se parte do Reino da Noruega.
  • Nos séculos XIV e XV sumiu os estabelecimentos dos escandinavos.

- Possíveis motivos: Pela fome, diminuição da temperatura, conflitos constantes com os Inuítes.
- Escandinávia é uma região geográfica e histórica do norte da Europa, que consiste os países: Dinamarca, Suécia e a Noruega, e as vezes a Finlândia, Islândia, ilhas Feroé e a Groenlândia). Lá tem os registros dos surgimentos dos Vikings e de alguns povos germânicos.

  • 1500: O rei D. Manuel I de Portugal enviou Gaspar Corte-Real para uma descoberta de terras, esse que quando chegou a Groenlândia achava que ali era a Ásia.

- Nesse ano ele não chegou a desembarcar, mas voltou em 1501. Só que após encontrarem o mar gelado mudaram a rota e foram para o Sul.
  • 1721: Dinamarca-Noruega reafirmou sua revindicação oculta para a colônia.
  • 1814: Tratado de Kiel - Separou-se a Noruega da Dinamarca após as Guerras Napoleônicas. 

- A Noruega se juntou a Suécia e assim permaneceu até 1905. E a Dinamarca continuou com as colônicas da Islândia, Groenlândia e Ilhas Faroé.
  • 1940: Em 09 de Abril a ligação entre a Groenlândia e a Dinamarca foi desfeita, por motivos da ocupação nazista na Dinamarca.

- Até esse ano a Groenlândia sempre foi muito isolada e protegida do mundo. Mas tudo o que o governo Dinamarquês acreditava que aconteceria com ela, tomou o rumo oposto. Ela desenvolveu um senso de autoconfiança e comunicação independente com seu governo para o mundo exterior.
  • 1950: O G-50 foi apresentado. A Groenlândia deveria ter a Dinamarca como país patrono e ser uma afluente sociedade moderna.
  • 1953: Ela se tornou parte do Reino Dinamarquês.
  • 1979: Foi dada a liberdade dela governar-se sozinha.

Obs: A Groenlândia durante a Segunda Guerra Mundial se separou da Dinamarca, mas após a guerra o controle dela voltou para a Dinamarca. Só se tornando autônoma em 1979.

Comidas Típicas:
  • Baleia - Sua pele é consumida crua e em sopas.
  • Foca
  • Kiviak - Uma comida preparada com auks (aves migratórias), que são colocadas dentro do corpo de uma foca. Após colocar cerca de 500 auks dentro do corpo da foca, onde eles tiram sua cabeça e vísceras, ela é costuradas. Ele é consumido cru, após seis meses em que o corpo da foca ficou enterrado eem meio as pedras e dentro fermentou.
  • Suassat - Um tipo de cozido que vai como ingredientes, alca, baleia, foca e algumas aves marinhas.


Lugares:

  • Baía de Disko: Onde fica localizado o fiorde de gelo de Ilulissat, ele faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco.
  • A Vila de Nuuk: Foi fundada no século XVIII. Há muitos museus e lugares históricos.
  • Narsarsuaq: Um destino onde há muitos vestígios dos estabelecimentos Vikings. Nessa cidade tem um jardim botânico, geleiras, etc.
  • Igaliku: Também há muitos vestígios dos estabelecimentos Vikings, do século XII.
  • Qaqortoq: No próximo fiorde de Hvalsey existem ruínas da mais antiga Igreja da Groenlândia do século XII.
  • Aldeia Tasiilaq: Perto da Geleira de Mittivakkat. O estabelecimento perto de Kulusuk é o principal local para conhecer as montanhas da Ilha de Apusiaajik e Scoresby Sund.


Atrações naturais:
  • O sol da meia-noite: Ele pode ser contemplado ao norte de Qaanaaq, dos dias 19 de Abril a 24 de Março. Já em Uummannaq ele é visível a partir de 16 de Maio a 28 de Julho.

- Ele ocorre em datas próximas ao solstício de Verão, onde o sol fica visível por 24 horas. Esse fenômeno só é visto ao norte do Círculo Polar Ártico e ao Sul do Círculo Polar Antártico.
  • Aurora Boreal: É um evento que ocorre no ano inteiro, mas só é possível vê-la em noites escuras, ou seja, nos meses de Outono. Mas nos meses de março também é possível observá-las.  

Curiosidades:
  1. Na Groenlândia todas as terras são comunais.
  2. As tubulações de água e esgotos são aquecidas, se elas não fossem, elas congelariam e estourariam.
  3. A primeira Igreja Cristã da América foi construída na Groenlândia, por Eric.
  4. Um acessório que é muito vendido é uma rede para a cabeça contra mosquitos.
  5. Na Groenlândia inteira só há dois semáforos que se encontram na mesma rua, em Nuuk.
  6. Para ir de um lugar a outro, é preciso ir de avião, trenó, moto de neve ou baco. Pois lá não tem nenhuma estrada que ligue um lugar ao outro.






Vila de Nuuk
Baía de Disko





Narsarsuaq


Igaliku



Qaqorteq
Narsaq - Ruína de Brattahlid


Tasiilaq




Nenhum comentário:

Postar um comentário