terça-feira, 2 de maio de 2017

Resenha: A Rainha Vermelha


“Todo mundo pode trair todo mundo.”




Título: Red Queen
Título Brasil: A Rainha Vermelha
Autor: Victoria Aveyard
Editora Brasileira: Seguinte
Lançamento: 2015
Lançamento no Brasil: 2015
Págs. : 422
Gênero: Fantasia, Jovem Adulto, Romance, Literatura Estrangeira.
Sinopse: "O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.
Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?
Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração."

“Eu... eu amava você. Confiava em você. Precisava de você. E agora vou morrer por isso.”

A rainha vermelha começa contando sobre a vida de Mare Barrow, uma vermelha que mora em uma cidade simples e em condições precárias. A sociedade onde Mare vive é dividida conforme a cor de seu sangue, os prateados são a elite para o qual os vermelhos servem dotados de poder, riquezas e benefícios. Os vermelhos são destinados a viver à custa de seus senhores e sofrer uma vida de opressão ao qual nenhum deles tem voz de decisão.

Conformada com a situação de sua vida, Mare que viu seus irmãos mais velhos serem levados pelos prateados a servir na guerra, vê seu melhor amigo de infância Kilorn (estou até agora estou tentando descobrir como se pronuncia esse nome do inferno), perder seu chefe no emprego. O que faz com que ele seja o próximo a ser convocado para ir para guerra, desesperada para ajudar seu amigo a escapar da convocação, Mare corre em buscas de soluções e no meio de todo esse caos ela conhece Cal, um menino misterioso que tenta ajudar ela de alguma forma.
Mas as coisas nunca parecem o que de fato são. Então para poder ajudar sua família e os deixar a salvo, Mare passa a ser uma peça no jogo de poder dos prateados. Sendo uma ameaça para eles por ser diferente e ser constantemente obrigadas a mentir para todos.
E assim começa a história conturbada de Mare Barrow ou será Mareena Titanos?

A autora soube como prender uma pessoa do começo ao fim nesse livro, carregado de reviravoltas e muitas surpresas. Houve muitos momentos que eu simplesmente largava o livro para respirar fundo e refletir sobre “QUE MERDA ACABOU DE ACONTECER AQUI?”, esse provavelmente foi o que eu mais pensei até acabar o livro. E que final foi aquele? Alguém me explica? Quando você acha que mais nada pode acontecer, o final simplesmente acaba com todas as suas estruturas e a aquela necessidade pela continuação te consome e você fica desesperada.

Sinceramente esse foi um dos melhores livros que eu li, e o melhor foi que eu não estava com nenhuma expectativa sobre ele. A história foi muito bem elaborada e montada, mas uma coisa que me deixa confusa até agora é a divisão das famílias, das casas. São muitas, que faz com que o leitor fique confuso em várias situações. Seria muito legal se ela fizesse no final do livro um guia para as pessoas poderem se localizar melhor.

A Rainha Vermelha fez com que eu ficasse aflita em muitas situações, pela qual muitas vezes eu queria poder aconselhar a Mare ou outros personagens e até vontade de arrastar a cara deles no asfalto de tanta raiva que eu ficava. É com certeza uma montanha russa de emoções. Em uma página você está feliz com o rumo da história e no parágrafo seguinte já está com raiva, angustiada, estupefata.

O livro ocorre do ponto de vista da Mare, ou seja, você fica um pouco restrita aos pensamentos e opiniões dela, mas não impede que você consiga ter uma noção do que ocorre ao redor dela que ela às vezes não percebe de cara.
Essa é uma história que você tem que prestar atenção nos detalhe, pois eles podem indicar muitas coisas. E como toda boa história tem os triângulos ou quartetos amorosos, nesse não poderia faltar. Mare fica dividida entre dois Príncipes que são o completo oposto um do outro, mas a autora soube fazer com que em um momento da história os pontos ficassem a favor de um determinado príncipe. Essa foi uma jogada muito inteligente, tanto para a trama da personagem quanto para que estivesse lendo, pois ela passa a ter mais uma motivação além de ajudar seu povo, mas também passar a ter afeto por alguns prateados e vê que amizade e traição podem ser encontradas em qualquer lugar, não importando a cor do seu sangue ou sua origem.

"Trocaram Mare por Marrena. A ladra pela coroa. Trapos por seda. Vermelho por prateado. Está manhã ei era uma criada: À noite, sou uma princesa."


Personagens:
  • Mare Barrow – Uma personagem que tem uma personalidade muito forte, que enfrenta tudo de frente quando ela decidia que valia a pena, mas que muitas vezes era conformada e isso irritava um pouco. * Manipula o Raio.
  • Cal (Tiberias Calore VII) – Ele tem uma presença marcante, mas fica muito preso aos seus costumes ao invés de realmente ver o que esta na frente dele. Cal é ambicioso, mas quando algo surge ao contrário do que ele foi acostumado a pensar e acreditar, ele fica muito em cima do muro e não toma decisões. Confia demais nas pessoas e tem decepções muito grandes, mas ele mostra ser uma pessoa muito boa que tem muitas obrigações e objetivos. Filho de Tiberias Calore VI com Coriane Jacos. * Manipula o Fogo.
  • Maven Calore – Foi um dos personagens que eu desenvolvi um afeto muito rápido. Ele sempre foi muito gentil com a Mare, doce e tímidoSegundo filho do Rei Tiberias Calore VI com Elara Merandus.* Manipula o Fogo.
  • Kilorn Warren – Melhor amigo da Mare. Todas as vezes que a Mare falava sobre ele, parecia que era uma criatura indefesa que precisa de cuidados. O que irritava, já que ele tem a idade dela e com certeza não é indefeso. Típico amigo bobão, mas que faria qualquer coisa para proteger-la.
  • Farley – Uma personagem super decidida e forte, capitã da Guarda Escarlate contra o governo dos prateados. No primeiro livro não houve muito foco nela, mas as poucas vezes em que ela apareceu foi muito importante e ela teve destaque.
  • Evangeline Samos – Criada pelos pais para conquistar a coroa, arrogante e que acredita ser melhor que todos. Não aceita ter Mare na disputa pela coroa e faz de tudo para infortunar ela. * Manipula os Metais.


Obs: Há muitos outros personagens para falar a respeito, mas eu acabaria ficando até amanhã fazendo. Mas não teria a mesma graça no desenrolar da história, para a descoberta sobre a personalidade e importância de cada um.

“- É melhor você esconder esse seu coração, Lady Titanos. Ele não vai levá-la a nenhum dos lugares a que deseja chegar.”



Evangeline Samos - Tiberias VI Calore (Cal) - Mare Barrow - Maven Calore
Esse Gif foi uma das coisas mais sensacionais que eu achei da Saga A Rainha Vemelha. Quem fez está de parabéns.

“Uma vez eu lhe disse para esconder seu coração. Você devia ter escutado.”

14 comentários:

  1. Oi Sheila, que legal esta sua resenha sobre o livro " A Rainha Vermelha". Eu já tinha lido alguma coisa a respeito, mas ainda não li o livro. Dizem que o que deixa o livro bemmmm interessante é, justamente, a forma como as injustiças são narradas. Eu, que me conheço muito bem, provavelmente ficaria bem angustiada em ler passagens que mostram estas situações. Este lance dos poderes para os prateados também é algo bem interessante, uma forma de mostrar claramente que existem pessoas om privilégios e outras não...Enfim, quem sabe eu não leia logo e venho aqui dividir com vc minha opinião? Super beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim tatiane, vale muitoooo a pena. E depois venha falar comigo sobre o que você achou a respeito ;)

      Excluir
  2. Gostei da resenha, fiquei com vontade de ler. Gosto de livros assim.

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei sua resenha, esse livro está na minha lista de leitura desse ano e fiquei mais interessada ainda para ler! Sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Oi, já ouvi falar muito desse livro parece ser muito legal, vou tentar ler ainda esse ano...Gostei muito de sua resenha...Bjs
    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha, sendo bem sincero foi muito bom ler sua resenha e seus pontos de vista. Todo mundo que já ouvi falar desse livro sempre deu comentários negativos, inclusive a menina que vai fazer uma resenha sobre ele para o meu blog literário. Muito interessante ver sua visão e pela forma como vc falou, me fez querer ler o livro - coisa que eu não tinha pelas referências negativas que me deram. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas gostei da resenha e da história! Eu gosto bastante de livros de fantasia, então seu post caiu numa hora certinha! Vou procurar pra ler.

    ResponderExcluir
  7. Já vi muito esse livro passando pela minha timeline e confesso estar um pouco curiosa em relação a essa leitura. Agora com sua resenha me deu mais vontade </3 Já estou até adicionando ele no meu carrinho (sempre sou super indecisa quando se trata de comprar livros hahaha)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu li esse livro e infelizmente não gostei da maneira como a história foi contada. A Mare me pareceu ingênua demais para alguém que roubava, além do fato de nós não vermos nenhuma amizade entre mulheres, praticamente, além de ter achado o plot twist a coisa mais óbvia do mundo.
    Mas que bom que você gostou, sei que muita gente ama esse livro. Eu apenas não sou uma dessas pessoas.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  9. Quero este livro já! hehe

    Amei a resenha. Adoro fantasias que provoquem minha imaginação e esta história já provocou. Vou procurar o livro, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  10. Estou com o segundo livro em mãos, porque foi a distopia que mais amei desses lançamentos. Gostei das outras, adoro jogos vorazes, a seleção e fiquei muito decepcionada com divergente, espero que a Victória não estrague essa história porque até agora, é uma das minhas favoritas. Adorei sua resenha. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora todos os livros estão sensacionais. Mas eu fico com um pouco de receio em relação ao final, pois quase todas as distopias que eu li até agora, o último livro me decepcionou muito. Foi o que aconteceu com Divergente e Jogos vorazes na minha opinião.
      Obrigada ;)

      Excluir
  11. Oi Sheila!
    Tem um tempinho já que li ele kkkkkkkkk
    Acho que eu li num momento em que estava tão saturado de distopias que acabei não aproveitando tanto quanto gostaria.Quero reler e já partir pras continuações.
    Lembro que uma coisa me incomodou bastante:essa mistura de distopia com X-Men kkkkkkkkkkkk
    De qualquer forma o final realmente foi bombástico!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Muita gente me fala desse livro, mas não consigo sentir vontade de ler sabe? Acho que é o gênero que já não me agrada e aí a história não chegou muito a ser esperada por mim haha.

    Beijos,
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir